Postagem em destaque

VERÃO - ESTAÇÃO DA ALEGRIA

VERÃO Verão época do elemento fogo, sabor amargo, do calor, alegria e energia. Estamos mais propícios ao amor e a mostrar a todos o que...

DIETA PARA O OUTONO


DIETA PARA O OUTONO


O outono começa e a energia de expansão do verão vai caindo ou seja o yang começa a dar lugar ao yin .
Aos poucos a energia se recolhe e novamente entramos em um ciclo de acumular para enfrentarmos o inverno.
A energia que predomina é a do metal ou seja são os pulmões que governam nesta época.
Trabalhar a respiração se torna essencial pois segundo os chineses os pulmões governam o Qi .
O intestino grosso é a víscera do pulmão cabe a ele eliminar aquilo que não foi aproveitado e absorver as água que ainda está disponível. Cuidar do seu bom funcionamento também é muito importante nesta época do ano.
Voltando nossa atenção a alimentação é bom lembrar que o sabor picante está no ar ( sabor do pulmão) então não precisamos exagerar neste sabor.
Começar a nossa alimentação com o sabor ácido é uma boa maneira de proteger nosso fígado.
O amargo irá nutrir a energia do baço e este por sua vez o pulmão. Os sabores doce e salgado devem ser consumidos equilibradamente.
Metal é seco precisa de água, não esquecer deste liquido precioso nos intervalos das refeições.
É uma época favorável para limparmos as vias respiratórias e o intestino. Alimentos ricos em fibras como alimentos integrais são ótimos, um pouco de alho, cebola e gengibre também.
Para uma flora intestinal saudável os verdes escuros cozidos, o misso e chá verde.
Alimentos bons para o baço também ajudam a estimular o bom funcionamento do organismo no outono então usar cenoura, mandioquinha, alho poró, nabo, salsão, cará, beterraba, feijão azuki, ervilha, figo, mamão, tofu será muito bom.
Usar, em pequena quantidade, o mel para adoçar irá ajudar na fluidificação do muco das vias respiratórias e a descarregar os intestinos.
O outono nos leva a ser mais críticos e juizes de nossas vidas e da nossa sociedade.
É o momento ideal para conseguirmos seguir as regras , ter mais disciplina e justiça então, aproveite e tente fazer aquilo que você precisa para melhorar a sua qualidade de vida.
Talvez a alimentação pode ser o primeiro passo.