Postagem em destaque

VERÃO - ESTAÇÃO DA ALEGRIA

VERÃO Verão época do elemento fogo, sabor amargo, do calor, alegria e energia. Estamos mais propícios ao amor e a mostrar a todos o que...

PRIMAVERA SEGUNDO A SABEDORIA DA MEDICINA CHINESA

FOTO TIRADA NO PRIMEIRO DIA DA PRIMAVERA NO ESPAÇO ARCO ÍRIS ONDE REALIZAMOS VIVÊNCIAS


A primavera está chegando e com ela um novo tempo, época ideal para criar, iniciar projetos, começar um novo regime, desintoxicar o corpo.
O elemento da primavera é a madeira , energia que atua nos meridianos do fígado e vesícula biliar e governa tendões, ligamentos e músculos.
O sabor é ácido e a cor o verde, verde azulado o violeta.
Época em que devemos cuidar melhor do fígado evitando alimentos ricos em toxinas e usar mais alimentos que favorecem a limpeza do organismo como algas marinhas que também são ricas em minerais e verduras verdes escuras.
Evitar gorduras e comidas fritas ou preparadas com muito óleo, evitar também o excesso de proteínas, tipo carne no almoço e ovos no jantar.
Suco a base de couve orgânica ao acordar pode ser uma boa maneira para deixar o seu fígado preparado para a estação.
O cozimento deve ser rápido, evitar o que fica muito tempo do fogo ou no forno.
Variedade maior que a quantidade, moderar o apetite para não ter uma digestão muito longa, afinal já se acumulou o suficiente no outono e no inverno e agora é hora de aliviar e limpar o organismo.
Legumes e verduras levemente cozidos no vapor ( vagem, couve flor, beterraba, cenoura, acelga, escarola, abobrinha, alho poró ) temperados ainda quentes com shoyu, azeite, hortelã e salsinha ficam uma delícia. Você pode ainda inventar novos sabores usando outros temperos como cebolinha, açafrão, endro, coentro, manjericão, orégano todos excelentes para proteger a madeira.
Evitar temperos fortes e em grandes quantidades pois em pequenas quantidades estimulam a circulação e em grandes faz a energia estagnar.
Sopas feitas de legumes e verduras também são ótimas ( vide receitas no blog) ou, mingau de aveia com água temperada com gersal, sopa de cevadinha com cebola e aipo .
Temperar saladas com limão, vinagre de arroz, caldo de algas com missô, molho de soja orgânico em vez de sal, usar um pouco de iogurte ou coalhada caseiros também estão indicados.
Lembre-se a energia da estação é ascendente e para fora portanto, além de uma alimentação equilibrada trabalhar o corpo, mexer músculos e tendões com atenção ao movimento e concentração irão equilibrar a energia do fígado assim como despertar pensamentos mais elevados e espiritualizados afinal... segundo os chineses a morada da alma é o fígado.