COZINHANDO
SAÚDE
A nutricionista Marta da Cunha
elabora receitas e oferece conselhos
de saúde sob a visão da Medicina Chinesa e da Fitoterapia.
nutrimartacunha@gmail.com
Postagem em destaque
VERÃO - ESTAÇÃO DA ALEGRIA
VERÃO Verão época do elemento fogo, sabor amargo, do calor, alegria e energia. Estamos mais propícios ao amor e a mostrar a todos o que...
VIVÊNCIA DE INVERNO NA UMT CENTRO
ANSIEDADE
ANSIEDADE É UM MEDO DIFUSO.
Quando criei este blog minha intenção foi colocar receitas e escrever textos que ajudassem a refletir sobre o pensar em saúde sempre acompanhado é claro... de uma pitada das dicas do conhecimento milenar da Medicina Chinesa.
Estava trabalhando em cima de minha próxima vivência das estações do ano , segundo a Medicina Chinesa, e deparei com a afirmação: “Ansiedade é um medo difuso”…. Esta interpretação, nova para mim, chamou atenção.
O que vem a ser ansiedade?
Algo difícil de descrever que deixa você sem paciência, com pressa de fazer o nem sei o que para ter tempo para fazer mais alguma coisa que você nem sabe direito ou se sabe ,são tantas que nem consegue priorizar na ordem certa.
Ansiedade paralisa, não deixa as coisas caminharem ,você não escuta, não fala e não vê de maneira correta. Tem medo de errar mas não se controla quer tudo de maneira rápida.
Alergias, dores nas costas , tremores, tonturas, dores no peito tudo isso pode ser sintoma de ansiedade.
Como consertar esta situação?
Segundo a Medicina Chinesa, medo é a emoção dos rins e este por sua vez é o celeiro da energia ancestral. Local onde armazenamos a energia pré natal e a adquirida através da alimentação.
Rins fracos deixa você com medo, sem vontade, sem determinação, desanimado diante das dificuldades, sufocado e cheio de ansiedade .
Fortificar a energia do rim é o segredo. Através da meditação, das aulas praticas da medicina chinesa ( Tai chi, Lian Gong, etc) , de exercícios específicos para os rins , da respiração e de uma dieta equilibrada poderemos nós preparar para enfrentar de uma maneira mais clara os nossos medos assim como, reabastecer nosso armazenador de energia para a próxima estação que está chegando... o inverno.
Inverno é a última estação do ciclo, representa o morrer para renascer novamente; o fim e o início das coisas. Um tempo de ficar parado e receber do universo aquilo que vier ao nosso encontro.
Assim como a água, já que somos quase 80 % formandos por este precioso liquido, devemos fluir conforme a correnteza da vida nos leva,deixar rolar que tudo no fim dá certo e com certeza começaremos a dar adeus a ansiedade....