Postagem em destaque

VERÃO - ESTAÇÃO DA ALEGRIA

VERÃO Verão época do elemento fogo, sabor amargo, do calor, alegria e energia. Estamos mais propícios ao amor e a mostrar a todos o que...

OUTONO
Momento em que a natureza dá os seus frutos


Lentamente o clima fica menos úmido, o calor dá lugar a um ”friozinho” e  começamos a sentir mudanças no ar. O outono está chegando. A energia yang começa a dar lugar à energia yin, o tempo caminha mais devagar e nos preparamos para o recolhimento onde as folhas secam, caem e a colheita é feita. 

Os dias estão mais frios, dormimos melhor e sentimos vontade de falar menos, ouvir mais e refletir no lugar de agir.
Trabalhar a respiração se torna essencial, pois desta maneira conseguimos fazer a energia circular e limpar nosso organismo das emoções não liberadas, das dores não resolvidas, da gordura armazenada ou seja, das impurezas estagnadas no nosso corpo.
O pulmão e o intestino grosso são regidos pelo outono e como eles cabe a nós separar o que é bom para ser aproveitado, e o ruim que deve ser eliminado.
O outono rege a maturidade, fase em que nos tornamos donos de nossos defeitos e qualidades assim revendo o rumo de nossa vida.
Para a alimentação o sabor do outono é o picante, que já faz parte da estação, sendo assim o seu consumo deve ser reduzido. O excesso pode gerar secura no pulmão, inquietação e calor predominante no estômago.
A força da natureza que se identifica com a estação é a secura. Uma maneira de combater seus efeitos nocivos à saúde é beber mais água.
Alimentos ricos em fibras, integrais irão propiciar a limpeza necessária. Alho, cebola, verduras verdes cozidas e mel são bons para fluidificar o muco das vias respiratórias e descarregar os intestinos.
 

Viver este momento com mais disciplina, cuidar de tudo que entra no seu corpo, respirar com mais consciência e profundamente irá  canalizar nossa energia para dentro fazendo este momento ser importante para repensar, refletir e amadurecer nossos projetos e fazer surgir  novos caminhos.