Postagem em destaque

VERÃO - ESTAÇÃO DA ALEGRIA

VERÃO Verão época do elemento fogo, sabor amargo, do calor, alegria e energia. Estamos mais propícios ao amor e a mostrar a todos o que...

ESCALDA PÉS "Cabeça fria e pés quentes"


ESCALDA PÉS “ CABEÇA FRIA E PÉS QUENTES”


escrito por Marta da Cunha ( nutricionista especializada em técnicas da Medicina Chinesa e fitoterapeuta)

escalda-pés é um recurso muito simples mas que pode ajudar a proteger o seu corpo dos efeitos do frio.
É um método muito usado na Medicina Chinesa para tonificar o seu corpo e abaixar o calor que vem de cima.
Muitos pensamentos, muito trabalho mental faz com que sua cabeça “fique quente”. Esquentar os pés é uma maneira de fazer o calor de cima descer e desta forma equilibrar sua energia.

Segundo a Medicina Chinesa os pés são a região mais yin do corpo, eles acabam recebendo menos energia e muitas vezes quem está com a cabeça muito quente está com os pés mais frios, pois o sangue vai em intensidade para onde o chamam, para onde há mais atividade. Assim, os pés ficam frios e a cabeça quente, gerando o desequilíbrio entre yin e yang no corpo podendo gerar problemas de saúde. É aí que entra o escalda-pés. Ele é utilizado para equilibrar isso, sendo recomendado nos dias de insônia, agitação e frio, muito frio. Também pode ser usado para ativar a circulação daqueles que passam muito tempo sentado ou, mulheres que usam salto alto.
O escalda-pés ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, e assim libera as toxinas, relaxa e diminui o stress, restabelece o equilíbrio físico e emocional
Na medicina chinesa um dos conceitos básicos de saúde é: cabeça fria e pés quentes...  
CUIDADOS PARA UM BOM ESCALDA PÉ
A temperatura da água deve estar entre 36ºC e 40ºC", é importante que a água chegue até a canela e esteja quente.
De 10 a 20 minutos é o suficiente.
Pode-se fazer o escalda pés acrescentando sal grosso para ajudar na circulação e desintoxicação assim como incluir ervas, sais de banho, óleos vegetais ou essenciais.
Além disso, colocar no fundo do recipiente onde será realizado o escalda-pés, algumas pedrinhas ou bolinhas de gude, proporciona uma boa massagem na planta dos pés. Basta pressioná-los sobre estes pequenos objetos.
Lembre-se existem milhares de terminações nervosas e pontos de acupuntura associados a diversos órgãos do corpo humano no pé , tornozelo e pernas. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato no equilíbrio energético de todo o corpo.

RECEITA PAR UM BOM ESCALDA PÉ

utensílios e ingredientes
  • 1 balde grande
  • água quente
  • 1 xícara (chá) de sal grosso
  • óleo essencial de lavanda
( o óleo pode ser substituído por 2 saquinhos de chá de camomila , erva doce ou por folhas de alecrim ou de artemisia vulgaris )

Modo de Preparo: Ferva a água ,coloque dentro do balde . Acrescente o sal grosso, o óleo essencial e, assim que aguentar a temperatura, repouse os pés dentro do preparo. (Não vá queimar os pés, cuidado!).
Relaxe os pés. Fique com os pés na água por 10 a 20 minutos ou, até quando estiver mais morna. Não é necessário deixar esfriar por completo porque o efeito amornante do escalda-pés é perdido.
Já deixe do seu lado uma toalha e as meias. Seque bem os pés e coloque as meias para protegê-los e mantê-los aquecidos.
Deite-se em seguida e descanse, não faça mais nada depois disso. Você verá que se sentirá menos inchado, mais calmo, de cabeça tranquila, e com o corpo protegido do frio.


ABRAÇOS FRATERNOS,
Marta da Cunha